Tira dúvidas


Se você quiser saber mais, deixe sua perguta no espaço de comentários!

115 Respostas para “Tira dúvidas

  1. Daniele

    Se a mulher entrar na piscina em período menstrual, pode pegar alguma doença mais facilmente? Ou, pode passar doenças mais facilmente? Que tipo de doenças?

    • Olá Daniele,

      Durante o período menstrual, o ideal é que as mulheres entrem na piscina protegidas. Para isso, o absorvente interno é a forma mais adequada. Ele retém o fluxo menstrual, evitando que as secreções menstruais tenham qualquer contato com a água e, portanto, que levem para a água algum tipo de bactéria. O absorvente interno protege, também, a intimidade da mulher, e, como está alocado dentro do corpo, não absorve água. Se a piscina receber o tratamento adequado e estiver em boas condições de uso, as chances de contração de doenças no período menstrual são iguais às de qualquer outro período: mínimas. Veja mais informações no link http://migre.me/dI5u

      • Izabela Scardua

        Tenho uma piscina de 5.000L e coloco todos o produtos juntos (Cloro, Algicida, Barrilha e clarificante),gostaria de saber se tem algum problema.

      • Izabela,

        Recomendamos não usar cloro com algicida de cobre no mesmo dia. Além disso, outros cuidados: siga as instruções da embalagem, com atenção às dosagens; não misture cloro de diferentes embalagens; coloque o produto em um balde de água e nunca o contrário e manuseie os produtos próximos da piscina.

        *

        Segurança no manuseio dos produtos químicos

        Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
        • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
        • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
        • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
        • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
        • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
        • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
        • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
        • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
        • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
        • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
        • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
        • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
        • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
        • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
        • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
        • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

        DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

        As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

        O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  2. lilianritapaim

    gostaria de saber tenho a picina ha 6 anos coloco cloro tenho pastilhas limpa bordo clareador pela primeira vezes a picina ficou verde tenho o anti teste e perigoso para as crianças e o qoe fazer obrigado

    • Olá Lilian,

      A tabela abaixo tem a finalidade de servir de guia para detectar a possível causa do problema apresentado na água e o método necessário para a sua correção. Espero que possa ajudá-la.

  3. Nadia

    Tenho uma piscina de 1000litros e gostaria de saber como tratar a água? E estou grávida.

    Aguardo resposta.

    Nadia Ajala

    • Olá Nadia.

      A piscina de mil litros não necessita de grande quantidade de química para tratamento. Uma pastilha de cloro pode ultrapassar a quantidade necessária (veja tabela abaixo). No entanto, ela pode ter a água trocada de tempos em tempos. Mas, nesses casos, evite o desperdício: faça o reúso da água para lavar pisos e calçadas, panos de limpeza etc.

      Seguem algumas dicas sobre tratamento de piscina.

      Manutenção de rotina no verão

      Para manter a água da piscina sempre limpa e saudável no verão, siga as recomendações:

      • Filtre diariamente pelo tempo necessário para que a água fique límpida (em geral duas horas).
      • O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm; analise-o diariamente e adicione cloro para que o residual esteja sempre nessa faixa.
      • O pH deve estar sempre entre 7,2 e 7,6; analise-o diariamente e se necessário corrija-o com os produtos apropriados.
      • A alcalinidade deve ser analisada toda semana e corrija sempre que seu valor estiver abaixo de 80 ou acima de 120 ppm, usando os produtos indicados.
      • A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada pelo menos ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, apresentar colorações estranhas, ausência de brilho e após chuvas intensas.
      • Clarifique semanalmente para auxiliar o processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

  4. gostaria de receber esses cartazes pelo correio, aguardo retorno.

    • Olá Silvana,

      Não temos o material impresso para distribuição, mas a arte dos cartazes está disponível para download.
      Qualquer pessoa pode fazer o download no blog e imprimir (numa gráfica ou em casa). Acreditamos que, assim, mais pessoas poderão ter acesso ao material da Campanha.

      Para fazer o download, basta entrar no blog, clicar em CARTAZES (barra superior) e, em seguida, na frase “download em alta resolução aqui”. Você será enviada para uma nova página, para cadastrar um email e baixar o arquivo.

  5. Paulo Albert

    Olá.
    Gostaria de saber se realmente existe o produto que faz a detecção de urina em piscinas, se existe como se chama?

  6. Tenho uma piscina de 10.000 litros em uma casa de praia, e só vou em 15 em 15 dias, como posso mantê-la sempre limpa ? Posso colocar muito cloro (produtos) para compensar os dias que não estou lá ? o que fazer ?

    • Oi Roberto,

      Você pode realizar o tratamento, limpeza e uma hipercloração a cada 15 dias, pois o cloro residual manterá sua piscina protegida contra a dengue. Mas, se estiver realizando hiperclorações, a piscina não deverá ser utilizada. Além do tratamento, esfregue bem as bordas e laterais da piscina a cada 15 dias, porque este é o lugar onde os ovos se acumulam.

      Outra opção é cobrir a piscina durante o inverno, tomando o cuidado de manter a cobertura bem esticada para não acumular água e de não deixar frestas por onde o mosquito possa entrar.

  7. Sheila

    Bom dia

    Gostaria de saber qual o produto que coloca na piscina quando algum aluno urina na piscina, pois esses dias estava fazendo hidroginástica, e estava um cheiro de mixo na piscinaque estava insuportavel, vocês conhece o produto que põe na piscina para descuprir a pessoa que faz a piscina de banheiro? Obrigada

    • Olá Sheila,

      Infelizmente não existe um produto que possa identificar o “culpado” pelo xixi na piscina – aqueles químicos que deixam a água colorida ou algo assim. Escrevemos um texto sobre esse assunto há algum tempo (aqui), que é considerado uma lenda urbana. Mas os tratamentos de água tem também o papel de eliminiar os resíduos orgânicos da piscina (como urina e suor). O importante é que o tratamento seja feito regularmente e respeite os níveis de pH e cloro residual adequados (entre outros indicadores).

      Se os usuários (ou parte deles) não respeitam as boas normas de higiene, o equilíbrio entre esses indicadores se altera com maior rapidez, exigindo a intensificação do tratamento químico da água (é essencial que os clubes e academias tenham um profissional responsável por medir, periodicamente, esses índices). Por isso, a conscientização de todos é muito importante. Uma boa opção é colocar cartazes perto da piscina, alertando para a importância dos bons hábitos. Veja os cartazes criados pela campanha, disponíveis para download.

  8. joao

    Boa noite, sou sindico de um condominio de apartamentos em uma cidade litoranea, e foi aprovado em assembléia, onde o ponto focal , foi o numero grande de adultos que urinavam na piscina, o uso de algum produto para identificar isto. Existe ? um que possa jogar na piscina que identifique o “culpado” pela arte ? obrigado e aguardo a resposta

  9. Olá, tenho uma piscina de 10.000 Litros como saber o PH da água para estar colocando a medida certa de cloro?
    Eu mesma colocar um tanto de cloro é errado?

    • Denise,

      Para medir o pH, você deve mergulhar a fita teste e remove-la imediatamente. Segure a fita por 15 segundos (sem chacoalhar o excesso de água na fita). Compare a cor da fita correspondente ao pH com as cores impressas na embalagem. Se preferir, você também pode utilizar o Teste Kit pH e Cloro: lave o estojo de análise de pH e cloro com água da piscina e encha-o até a linha indicada. Coloque cinco gotas do reagente de pH (tampa vermelha). Tampe o recipiente e agite para homogeneizar o conteúdo. Faça a comparação da cor com a escala –padrão de cores e observe o valor do pH que mais se aproxima.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  10. Simone Oliveira

    Olá , tenho uma chacara de aluguel e minha piscina esta em constante uso , gostaria de saber como deixa-la sempre limpa e cristalina pois esta é minha maior preocupação pois todos os finais de semana ela esta em uso e as vezes é usada por uma semana direto .
    Como faço para trata-la que produtos jogar , tenho o timer que filtra ela de manhã por 4 horas e a noite também por 4 horas.
    Grata

    • Simone,

      Meça a alcalinidade e o Ph. Caso necessário, ajuste-os para as faixas ideais; Coloque a válvula do filtro na posição “filtrar” e inicie o processo de filtração. Feito isso, adicione o Algicida Choque. Ainda com o filtro em funcionamento, aguarde 1 hora e adicione o clarificante (processo de floculação leve); Filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou de acordo com as recomendações do fabricante do filtro. Após o período instruído, desligue o filtro.
      Deixe a água em repouso por 12 horas e, após esse período, aspire o fundo da piscina filtrando ou drenando, dependendo do nível de sujeira. Para finalizar, faça uma supercloração com Cloro Granulado.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  11. katia saraiva

    Boa tarde, meu filho treina natação diariamente, 5 vzes por semana em uma piscina de 25m, que no momento esta apresentando a agua de coloração verde, em conversa com o responsavel pelo local ele me informou que o tratamento da água é realizado atraves de sal, que segundo ele é o mais moderno que existe, mas que devido a demanda neste dias de calor o equipamento não conseguiu produzir a quantidade necessária de cloro e que o mesmo seria acrescentado manualmente, minhas duvidas sâo: Este tipo de procedimento está correto? Existe alguma legislação que o obrigue a afixar em local visivel as medições de qualidade da água, se sim em qual periodicidade? Quais os riscos dele nadar nesta água esverdeada. Muito obrigada pela atenção.

  12. Marcia Arman

    Olá,tenho uma piscina da Intex de quase 7000 litros,e gostaria de saber como posso tratá-la?Existe produtos para esse tipo de piscina?

  13. Nuno

    boa tarde. da minha ignorancia se o tratamento alterou para “sal” o cloro deixa de ser utilizado. informe-se melhor junto do técnico responsável pelo equipamento desportivo porque em bom português “a cara não dá com a careta”. No entanto a cor da água não significa que esteja imprópria, pode estar menos “bonita” no entanto convém estar alerta por motivos de saúde pública…

  14. Gabriel

    sussa
    boa tarde! Gostaria de saber se uma piscina que recebe tratamento regularmente pode apresentar pequenos organismos (parecidos com baratinhas) nadando e mergulhando.

  15. ana julia

    Ola gostaria de sabar de quanto em quanto as aguas das piscinas olimpinas sao trocadas

  16. ailton

    oi bom dia, tenho uma piscina em casa de 5 metos por um e meio de profundidade. de vez enquanto, principalmente quando chove, minha piscina fica com larva/bichinho/da dengue. joga cloro, mas mesmo assim nao quer sair. que mais devo fazer

  17. Giano

    Oi boa tarde, eu tenho uma duvida, eu trabalho num aquaparque e muitos dos nossos clientes tem muita duvida sobre o nosso metodo de tratamento das aguas.Eles querem sentir se seguros, que não correm riscos de contrair nenhuma doença por tomar banho, querem saber o nome desse tratamento e em que consiste, se o metodo e conhecido, são muitas as perguntas e nos gostariamos de adequerir um novo sistema de limpeza e qualidade de agua. Gostaria de saber se existe um metodo moderno eficaz para piscinas grandes onde muita gente nada?

    • Olá Giano,

      O tratamento com cloro, além de ser o mais utilizado, é seguro no combate à proliferação de microorganismos, sendo indicado para piscinas de todos os tamanhos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que doenças que têm piscinas como causa são relativamente raras e podem ser evitadas em grande parte pela desinfecção adequada, filtros bem operados, hábitos higiênicos dos usuários e remoção rápida de dejetos e outras impurezas. A manutenção da piscina abrange dois tipos de tratamentos: o físico e o químico. Essas etapas são interdependentes e devem ser combinadas, cada uma ao seu tempo, para garantir uma água limpa, cristalina e segura para os banhistas. O tratamento físico consiste na limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível, sendo utilizados a filtração, aspiração, peneiramento e escovação. Já o tratamento químico, inclui destruição de microorganismos nocivos à saúde – tais como bactérias, vírus, protozoários, vermes, fungos e algas – e a correção da acidez da água.

      Atenciosamente,
      Equipe Piscina Limpa

  18. Joanna Boell

    Olá, eu gostaria de saber, qual os 3 tipos de coloração da água da piscina ? Tipo, como é feito…

    • Olá Joanna,

      A água tratada corretamente não apresenta cor. Portanto, a impressão do colorido da água pode ser resultado do uso de lâmpadas ou do fundo colorido da piscina.

      Atenciosamente,
      Equipe Piscina Limpa

  19. Cristina Marques

    Bom Dia! Chamo-me Cristina e tenho uma piscina de +- 60000 litros. Durante o inverno esteve desligada e água ficou toda verde. Antes do Verão vazamos e enchemos com água nova, só que agora ela fica constantemente com a água verde e temos lhe dado várias vezes o tratamento de choque ( REVATOP + ), acontece que pasado um dia ou dois volta a ficar verde. O devo fazer????

    • Olá Cristina,

      Para evitar a necessidade de “tratamentos de choque”, é importante manter a piscina limpa também durante o inverno. A manutenção evita a proliferação de vetores transmissores de doenças, mau cheiro e outros incômodos. O tratamento com cloro é uma das principais ações para evitar esses problemas. A manutenção da piscina consiste em duas etapas: física e química. Essas etapas são interdependentes e devem ser combinadas, cada uma ao seu tempo, para garantir uma água limpa, cristalina e segura para os banhistas e para a vizinhança. O tratamento físico consiste na limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtração, aspiração, peneiramento e escovação); caso se opte pelo uso de uma cobertura para a piscina durante o inverno, esse tipo de tratamento pode ser reduzido no período. Já o tratamento químico, inclui destruição de microorganismos nocivos à saúde – tais como bactérias, vírus, protozoários, vermes, fungos e algas – e a correção da acidez da água.

      Atenciosamente,
      Equipe Piscina Limpa

  20. elisangela

    ola eu tenho uma duvida meu filho faz aula de natação e quando eu chego la eu vejo folhas e ate insetos na agua e ao redor da piscina na borda esta preto parece sujeira é perigoso o meu filho contrair alguma doença usando esta piscina quais medidas devo tomar obrigado

    • Com certeza, se as pessoas responsáveis não se preocupam nem com uma limpeza simples, imagine com o mais importante.
      Para a piscina estar segura, deve estar além de limpa visualmente, estar clorada e sem algas (manchas verdes e água esverdeada). pH adequado para não dar alergias.
      Piscinas coletivas devem possuir laudo de análise microbiológica mostrando que a água não está contaminada e folha de registro de medição de residual de cloro e pH, no mínimo.

    • Olá Elisangela,

      Manter a qualidade da água da piscina é importante para evitar a transmissão de doenças infecciosas. Por isso, é importante que a manutenção da limpeza da piscina seja constante. A retirada de insetos e folhas da piscina é muito importante, pois remove as impurezas que de outra forma prejudicariam a eficácia da cloração e o aspecto visual da água.
      Quando há cor escura, em geral verde ou marrom, que se espalha pelas bordas, paredes e azulejos indica a presença de algas. Isso demonstra que o teor de cloro está insuficiente. É necessário fazer a supercloração e a escovação das paredes ou azulejos para a penetração do cloro. Porém, a piscina não pode ser utilizada até a normalização do teor do cloro.

      Recomendamos entrar em contato com a administração do local para solucionar a questão.

      Atenciosamente,
      Equipe Piscina Limpa

    • Tenho uma piscina de vinil de 5000 litro e quero saber se quando faço o tratamento de cloro posso filtra-la e quanto tempo.

      • José,

        Após realizar os procedimentos (adição de Clarificante, supercloração com Cloro Granulado), filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou conforme as recomendações do fabricante do filtro. Após o período indicado, desligue o filtro e deixe a água em repouso por 12 horas.

        *

        Segurança no manuseio dos produtos químicos

        Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
        • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
        • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
        • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
        • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
        • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
        • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
        • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
        • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
        • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
        • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
        • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
        • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
        • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
        • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
        • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
        • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

        DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

        As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

        O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  21. Fabiano

    Tenho uma piscina de 3.800 litros como manter ela limpa sempre?? E quais produtos devo usar??

    • Fabiano,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  22. helen

    Boa tarde!
    Tenho um piscina de 7500 litros, ela esta com a agua meio turva não ta verde mas quase não da para ver o fundo da piscina, gostaria que me enviassi por email se possivel passo passo como devo limpa-la pois sou muito leiga no assunto, os produtos que tenho encasa são:
    Cloro,Estojo de test
    clarificante
    Sulfuta (Acho que é isso q ta escrito no recibo)
    Choque
    limpa bordas
    manutenção
    redutor de ph
    flutuador
    pastilhas
    barrilhas De que adiante ter todos produtos e não saber usar socooooorro

    • Helen,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  23. vania

    o que colocar em uma piscina de 2000 litros para a agua nao ficar com mau cheiro e durar mais

    • Vania,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  24. Bruno Forni

    Olá! Tenho uma piscina residencial de 4.760.00 litros e gostaria de saber como poderia tratá-la da maneira mais correta.
    Não tenho muitos recursos para cuidar, mais não gostaria de desperdiçar a água, pois saíra muito caro.
    Coloquei o cloro em pastilha para a limpeza, além da bomba filtro que já veio com a piscina.
    Não possuo aspirador e gostaria de saber como corrigir o PH da água, sem adicionar barrilha.
    Você poderia me auxiliar?

    • Bruno,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  25. boa noite,meu nome é Aloisio,trabalho nunha chacara onde a piscina tem 60.000 lts…uso apenas barrilha ,clarificante ,algicida,cloro,porem de uns tempos pra ca a agua da piscina tem ficado turva ,gostaria de saber a quantidade ideal de cada produto para manter esta piscina sempre limpa desde ja agradeço .

    • Aloísio, para sanar o problema da água turva, você deve primeiro realizar a limpeza física, ou seja, retirar manualmente as impurezas, como folhas, algas, etc…
      Depois, é necessário verificar a o Ph da água, para saber a dosagem correta da clorificação.

  26. Alex C.

    Bom dia. Acabei de comprar uma chácara com uma piscina de vinil de 75000 litros e uso água de poço para completar, oque deixa a agua turva. Oque devo fazer para deixar a piscina sempre limpa. Quais os procedimentos (cuidados) diarios passo a passo? Obrigado

    • Alex, primeiro, você deve realizar a limpeza física de toda a sujeira que está na piscina – algas, folhas em decomposição e outros materiais orgânicos e inorgânicos que contribuem para o desenvolvimento de ainda mais algas. Não é recomendado aplicar cloro antes de fazer o tratamento físico, pois, fora o desperdício do produto, podem formar-se substâncias tóxicas na água devido a sua reação com o material orgânico. O correto é retirar manualmente o máximo de folhas e detritos orgânicos com o auxílio da peneira e também escovar as bordas da piscina, para que os materiais grudados sejam retirados.

      Após isso, é preciso corrigir a alcalinidade total da piscina e só depois o pH, uma vez que é a alcalinidade da água que torna o pH menos sensível às variações. Ou seja, se corrigirmos primeiro o pH, ao aplicarmos qualquer produto químico, como o cloro, uma mudança acentuada no pH da piscina será desencadeada.

  27. Alex Neves

    Olá,

    Acabei de comprar uma casa e a piscina esta com a água verde onde não se vê o fundo.
    Qual o procedimento melhor a ser feito para a limpeza ?
    Aplicar os produtos (cloro, decantador) e limpar mantendo a mesma água na piscina ou esvaziar a piscina, limpar ela toda e enxer novamente com caminhão pipa ?

    • Alex, primeiro, você deve realizar a limpeza física de toda a sujeira que está na piscina – algas, folhas em decomposição e outros materiais orgânicos e inorgânicos que contribuem para o desenvolvimento de ainda mais algas. Não é recomendado aplicar cloro antes de fazer o tratamento físico, pois, fora o desperdício do produto, podem formar-se substâncias tóxicas na água devido a sua reação com o material orgânico. O correto é retirar manualmente o máximo de folhas e detritos orgânicos com o auxílio da peneira e também escovar as bordas da piscina, para que os materiais grudados sejam retirados.

      Após isso, é preciso corrigir a alcalinidade total da piscina e só depois o pH, uma vez que é a alcalinidade da água que torna o pH menos sensível às variações. Ou seja, se corrigirmos primeiro o pH, ao aplicarmos qualquer produto químico, como o cloro, uma mudança acentuada no pH da piscina será desencadeada.

  28. inacio c s anisio

    Minha pscina é de azulejo, mas esta apresentando fungos no piso, como devo tratar. Meu nome é Inacio.

  29. osman

    ola, gostaria de tirar umas duvidas: acabei de fazer uma piscina de 50,000 litros de agua. botei a agua e nao sei qual o produto devo usar primeiro. ja medi o ph e ta ok, mas agora devo fazer o que. cloro? produto para limpar uma terrinha?
    ?????????????????

    • Olá, Osman. Se você já ajustou o PH, pode adicionar o cloro granulado. São 5g de cloro para cada 1000 litros.
      Após colocar o produto, você deve recircular a água por 15 minutos. A limpeza deve ser feita de duas a três vezes por semana.

  30. Daiana.

    Olá tenho uma piscina de 1000 litros gostaria de saber quanas tampinhas de cloro devo colocar na agua ??

  31. leonardo vieira

    Tenho uma piscina de plástico de 5.000 litros. Sendo que de um dia para o outro ela fica com a água cheirando mal. Que produto posso colocar para manter a água limpa mais tempo e não precisar desperdiçar a mesma tão rápido. Detalhe a piscina não Ten sistema de filtragem.

  32. BOA TARDE , EU TENHO UMA PISCINA DE 110.000 LITROS , POSSO USAR CLORO LIQUIDO E QUAL A QUANTIA ?
    TIAO-DUTRA@HOTMAIL.COM 011 998485700 OI

    • Boa tarde, Sebastião. São 5g de cloro granulado para cada 1.000 litros. Após colocar o produto, você deve recircular a água por 15 minutos. A limpeza deve ser feita de duas a três vezes por semana.

  33. ednilson Mardegan

    Bom Dia como tratar uma piscina de plástico de 3.000 litros de água,coloquei cloro de mercado é perigoso?

  34. victor

    Bom dia!Meu filho usa a piscina todos os dias,gostaria de saber quantas vezes por semana devo colocar cloro na piscina e qual a quantidade,uso cloro granulado(dicloro),minha piscina é de 14,400 litros

  35. joseane

    bom dia meu nome é joseany
    gostaria de saber qual seria a quantidade de cloro posso colocar em uma pescina de 10.000 mil litro…

  36. Angélica

    Bom dia, em casa tenho uma piscina de 4.000 litros , enchemos com água da torneira, mas infelizmente no nosso estado a água da torneira ainda vem muito suja, queria saber quais produtos eu devo usar pra limpar a água, pra que fique cristalina! ;)

    • Oi, Angélica, boa tarde. São 5g de cloro granulado para cada 1.000 litros. Após colocar o produto, você deve recircular a água por 15 minutos. A limpeza deve ser feita de duas a três vezes por semana.

  37. Magna Guerra

    Olá, meu nome é Magna e tenho uma piscina de 3000 litros. Gostaria de saber como fazer o tratamento dessa água e se devo fazer a troca da mesma constantemente. Tenho netinhos e fico muito preocupada com a saúde deles, eu coloco 60ml de água sanitária por cada 1000lts duas vzs na semana, isso é suficiente? Obrigada.

  38. velci

    Ola tenho uma piscina de 6 metros de comprimento por dois de largura e 1,40 metros de profundidade estava turva verifiquei e ajustei ph e alcalinidade e coloquei 2kg de sulfato de alumínio e 1 kg de elevador de ph seguindo instruçoes de uma loja de produtos deixei recirculando duas horas e desliguei a piscina e esperei por 12h mas não decantou e ficou leitosa como deixo a agua cristalina novamente

    • Velci, boa tarde. Você usou cloro? São 5g de cloro granulado para cada 1.000 litros. Após colocar o produto, você deve recircular a água por 15 minutos. A limpeza deve ser feita de duas a três vezes por semana.

  39. cleide

    ola boa tarde,por favor tenho em casa uma piscina de 3.000 litros,eu estava a procura saber como faz a limpeza mas aqui nos comentários vc já explicou varias vezes.só não entendi o que é recircular.agradeço a atenção.

    • Boa tarde, Cleide. A recirculação é o processo para filtrar a água e é feita por um equipamento instalado na piscina. Se a sua piscina for de plástico, basta trocar a água pelo menos uma vez por mês e adicionar uma colher de sopa de água sanitária para cada mil litros de água.

  40. Tuanne

    ola tenho uma piscina de 3.680 litros e a agua esta um pouco suja mas ela e de plástico como faço a limpeza ? não tenho a bomba para a limpeza como posso ta fazendo?

  41. Ana Carolina

    Como faço para tratar a água da piscina intex de vinil 16.680 litros, aquelas montáveis.. Quanto de cada produto? De cloro? Barilha ? Algicida ? Desde já agradeço.

  42. Natalia

    Tenho uma piscina de 2 mil litros que estou tendo que utilizar como caixa d’agua , sei que tenho que cuidar com água sanitária, mas quantas vezes devo cuida-la por dia ?

    • Natalia,

      Recomendamos que você mantenha sua piscina coberta e que o uso dessa água deve ser destinado apenas para lavagens de piso e rega de plantes, não utilizando-a para cozimento de alimentos.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  43. Haervyley

    Eu gostaria se durante o verão posso deixar minha piscina deacoberta diariamente?

    • Tatiana,

      Para que a água da sua piscina esteja sempre limpa e saudável, inclusive no verão, recomendamos filtragem diária, em geral, de duas horas; o residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm, portanto, analise-o diariamente e adicione cloro para que esteja sempre na faixa recomendada; o pH deve estar sempre entre 7,2 e 7,6, por isso, também o analise diariamente e faça as correções necessárias. A alcalinidade deve ser analisada semanalmente, sujeita à correção caso seu valor estiver abaixo de 80 ou acima de 120 ppm.
      A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada, ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”. Também é importante realizar a clarificação semanal, que auxiliará no processo de filtração.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  44. Kelly

    Olá! Tenho uma piscina de 5000 litros e fui limpá-la e tinha um bichinho meio transparente, como devo tratar essa água? Qual produto devo colocar para esse bicho não voltar? Obrigada! Aguardo resposta.

    • Kelly,

      Por uma provável falta de cloro, recomendamos medir a alcalinidade total e, se necessário, ajustá-la para a faixa entre 80-120 ppm; medir o pH e, também se necessário, ajustá-lo para a faixa entre 7,0 e 7,4; realizar uma supercloração com Gloro Granulado; manter sempre o residual de Cloro Livre na faixa entre 1 e 3 ppm.
      A filtração da água é fundamental, já que remove partículas insolúveis que se encontram na água da piscina. Portanto, mantenha o filtro em perfeita ordem e assegure-se de que ele fique ligado tempo suficiente.

      *
      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  45. fabiano

    Tenho uma piscina intex de 16000 litros, com bomba. estou querendo construir um deck para a mesma e gostaria de saber se posso deixar a piscina sempre montada e com a mesma água, tratando-a conforme as piscinas de fibra. Não há problemas quanto ao material da piscina degradar-se? é possível substituir a bomba original por um conjunto com filtro de areia? Obrigado

    • Fabiano,

      Sugerimos que você contate o seu fornecedor de equipamentos para piscinas e o técnico responsável pela sua montagem, que poderão ter maiores condições para esclarecer as suas questões.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  46. Márcia

    Olá!tenho uma piscina de plastico de 4.000litros aproximadamente como faço para tratar a água, para não ter que trocar? quais produtos indicados? já vi alguns comentarios sobre pastilhs 3×1 essas são indicadas?

    • Márcia,

      Neste caso, recomendamos que você procure o fornecedor dos seus produtos para piscina, que pode ter maiores condições de esclarecer seu questionamento.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  47. Marcio

    O PH da minha piscina está baixo porém a água está cristalina , o croro no padrão certo eu posso usar

    • Marcio,

      Recomendamos que você ajuste a alcalinidade total para a faixa entre 80 – 120 ppm.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  48. Losana

    Oi eu sou a Losana e tenho uma picina de 4,500 l tem necessidade de deixar o motor ligado sempre,pois eu deixo ligado o dia todo e só desligo a noite E tbm a agua esta verde claro posso limpar colocando cloro ou tenho que por maia algum produto eu uso o cloro com o flutuador

    • Losana,

      O filtro deve ser mantido ligado de 6h a 8h diárias, que é o tempo necessário para passar todo o volume de água da piscina pelo sistema de filtração. Vale lembrar que o consumo de energia elétrica equivale a cerca de 5% do consumo mensal de um domicílio. Para sua tranquilidade, recomendamos o uso de um timer, assim, você não precisará se preocupar em ligar e desligar o seu motor.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  49. Mayra C Kimura

    Queria saber se quando coloco cloro na piscina devo colocar a bomba na posição filtrar ou recircular? Orientaram-me para colocar em recircular, pous o cloro fica retido na areia qdo em posição filtrar e a agua fica pouco clorada? Qual é o certo?

    • Mayra,

      Para iniciar o processo de filtração, coloque a válvula do filtro na posição “filtrar”. Após realizar os procedimentos (adição de Clarificante, supercloração com Cloro Granulado), filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou conforme as recomendações do fabricante do filtro. Após o período indicado, desligue o filtro e deixe a água em repouso por 12 horas.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  50. janete

    Bom dia
    comprei uma piscina de 2300 l, só que demorei pra colocar cloro e s água está verde. E agora? Devo colocar apenas o cloro ou coloco também a água sanitária?

    • Janete,
      Ao abastecer a piscina pela primeira vez, deve-se seguir os seguintes passos: meça a alcalinidade e o Ph. Caso necessário, ajuste-os para as faixas ideais; Coloque a válvula do filtro na posição “filtrar” e inicie o processo de filtração. Feito isso, adicione o Algicida Choque. Ainda com o filtro em funcionamento, aguarde 1 hora e adicione o clarificante (processo de floculação leve); Filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou de acordo com as recomendações do fabricante do filtro. Após o período instruído, desligue o filtro.
      Deixe a água em repouso por 12 horas e, após esse período, aspire o fundo da piscina filtrando ou drenando, dependendo do nível de sujeira. Faça uma supercloração com Cloro Granulado.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  51. leonardo

    tenho uma piscina de plastico de 16 mil litros e vive caindo folhas de manga nela, mesmo colocando a capa todas as noites. a agua esta meio verde, limpo todos os dias. coloco cloro, clarificante, passo a penera, ligo o filtro mas a agua so fica da mesma cor e nunca limpa o que eu faço para conceguir limpar a piscina

    • Leonardo,
      Meça a alcalinidade total de sua piscina e, se necessário, ajuste-a para a faixa entre 80-120 ppm. Além disso, meça o pH e, também se necessário, ajuste-o para a faixa entre 7,0 e 7,4.
      Coloque a válvula do filtro na posição “filtrar” e inicie o processo de filtração. Adicione Algicida Choque e, ainda com o filtro em funcionamento, aguarde 1 hora. Após esse período, adicione Clarificante para decantar a água da piscina.
      Deixe seu filtro funcionando por 6 a 12 horas, ou de acordo com as recomendações do fabricante do filtro. Após o tempo recomendado, deixe a água repousando por 12 horas. Aspire a piscina e, caso ela esteja muito suja, aspire drenando. Para finalizar, faça uma supercloração com Cloro Granulado.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  52. Claudia

    tenho uma piscina Intex desmontável de 12400 litros. Como devo fazer a limpeza e manutenção da água? Que produtos devo usar?

    • Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  53. carla

    Oi acabo de instalar um piscina na minha casa porém quem me vendeu não me deu a assistencia adequada. Tenho muitas dúvida com relação a manutenção. Você teriam um manual para me orientar. Exemplo faço o teste com relaçãi a água e vejo q o nivel de cloro esta baixo , quantas vezes por semana devo colocar cloro e a quantidade?

    • Carla,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *
      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  54. Gabrielly Modolo

    Como deixa a agua da minha piscina limpa

    • Gabrielly,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  55. tenho uma piscina inflável de 3.200lt não quero jogar a água sempre que usar.coloco 15g de cloro dia sim dia não. mas no primeiro dia a água fica limpa .mas no outro dia a água ja fica com cheiro de podre.sera que estou tratando errado a água o que poço fazer?

    • Neide,

      Para realizar a limpeza e manutenção da água, recomenda-se a filtragem diária pelo tempo necessário (em geral, duas horas), para que a água fique límpida. O residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm. Você deve analisá-lo diariamente e adicionar o cloro para que o residual permaneça sempre nessa faixa. Quanto ao pH, ele deve estar sempre entre 7,2 e 7,6. Também analise-o diariamente e, se necessário, corrija-o com produtos apropriados. Sobre a alcalinidade, analise toda semana e corrija com produtos indicados sempre que apresentar um valor abaixo de 80 ou acima de 120 ppm. A supercloração deve ser realizada a cada 15 dias na alta temporada ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, com colorações estranhas, ausência de brilho ou após intensas chuvas. Semanalmente, clarifique a piscina para auxiliar no processo de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  56. silvana

    gostaria de saber se quando eu coloco os produtos de limpeza na minha piscina dai quantas horas posso usar a piscina?

    • Silvana,

      Segue o procedimento ideal:

      Após realizar os procedimentos (adição de Clarificante, supercloração com Cloro Granulado), filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou conforme as recomendações do fabricante do filtro. Após o período indicado, desligue o filtro e deixe a água em repouso por 12 horas.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  57. Carlos Gimenes

    Ola! Poderia me ajudar sou novato no assunto, comprei um piscina de 6780lts BestWay 4×2 coloquei água da rua ai não sabia como proceder fui até uma loja e comprei os produtos, mas esqueci de perguntar como colocar, logico que coloquei errado cheguei em casa, coloquei em um galão de 5 litro e coloquei 50 grs de cloro com a água da piscina e junto coloquei algicida adivinha ferveu tudo, mas como não sabia coloquei na piscina e 10 minutos depois coloquei o clareador e deixei filtro ligado por + ou – 4 horas ai desliguei no outro dia no fundo estava cheio de sujeira limpei e fui fazer o teste da fita deu tudo fora todos ficaram no primeiro estagio, e a água continuou esverdeada, o que fiz coloquei algicida de novo e deixei a bomba ligado, sujeiras, ai fui em outra loja e contei o caso disse que precisava de barrilha comprei, mas antes pediu para colocar cloro de deixar filtra e descansar por 4 horas depois coloquei a barrilha e liguei a bomba por 4 horas e desliguei e a água continua esverdeada o que devo fazer para consertar tudo isso. jogar fora a água ou tem jeito de arrumar, por favor me ajude, pois comprei a piscina para me divertir e ate agora so tive dor de cabeça e despesa. Obrigado. Carlos.

    • Carlos,

      Para melhor limpeza e manutenção da água, meça a alcalinidade e o pH. Caso necessário, ajuste-os para as faixas ideais (o residual de cloro livre deve estar na faixa de 1 a 3 ppm/o pH deve estar sempre entre 7,2 e 7,6); Coloque a válvula do filtro na posição “filtrar” e inicie o processo de filtração. Feito isso, adicione o Algicida Choque. Ainda com o filtro em funcionamento, aguarde 1 hora e adicione o clarificante (processo de floculação leve); Filtre a água por um período de 6 a 12 horas, ou de acordo com as recomendações do fabricante do filtro. Após o período instruído, desligue o filtro.
      Deixe a água em repouso por 12 horas e, após esse período, aspire o fundo da piscina filtrando ou drenando, dependendo do nível de sujeira. Faça uma supercloração com Cloro Granulado.

      *

      Segurança no manuseio dos produtos químicos

      Como toda substância química, os produtos químicos usados no tratamento de piscinas, quer contenham cloro ou não, devem ser manuseados e usados depois de se conhecer as instruções e os cuidados necessários recomendados pelos fabricantes. Lembre-se sempre do seguinte:
      • Leia com atenção os rótulos das embalagens antes de utilizá-las.
      • Não utilize produtos de origem duvidosa, embalagens abertas, sem rótulos ou sem marcas de identificação do conteúdo ou da procedência. Dê preferência a comerciantes estabelecidos.
      • Mantenha as embalagens armazenadas sempre com suas próprias tampas fechadas, longe da umidade, luz solar e do alcance de crianças e animais domésticos.
      • Nunca misture os produtos químicos. Podem resultar emanações de gases tóxicos e irritantes, ou mesmo reações violentas e fogo. É seguro adicioná-los á água da piscina separadamente.
      • Os produtos granulados ou em pó devem ser dissolvidos previamente em água.
      • Adicione os produtos químicos à água. Nunca adicione a água aos produtos. Pode haver reação violenta.
      • Não exagere nas quantidades – os produtos químicos devem ser usados nas quantidades especificadas; de menos nada servem; demais, podem estragar o tratamento, dar desperdício ou causar problemas de saúde.
      • Nunca use o conteúdo das embalagens sem rótulos ou não identificadas.
      • Lave bem as mãos depois de manusear os produtos de tratamento.
      • Evite todo e qualquer contato com a pele, olhos, roupa, chão ou metais e, em caso de contato, enxágüe imediatamente e longamente com bastante água.
      • Use equipamentos de proteção apropriados como indicado pelo fabricante do produto no rótulo.
      • Consuma todo o produto antes de descartar a embalagem. Antes de descartar os recipientes vazios lave-os completamente.
      • Em caso de derrame, siga as instruções do fabricante para limpeza e descarte.
      • Não deixe que os produtos entrem em contato com óleo, graxas ou outros materiais orgânicos (papel, serragem etc.). Pode haver fogo ou explosão.
      • Não fume onde produtos para tratamento de piscinas são armazenados ou usados.
      • Não respire os fumos e vapores dos produtos químicos usados em tratamento de piscinas.

      DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

      As informações contidas nos manuais são provenientes de fontes tidas como confiáveis. A Abiclor e seus associados não se responsabilizam, individual ou coletivamente, pelas informações ou sugestões de segurança aqui contidas. Além disso, não se deve presumir que todo procedimento de segurança esteja aqui incluído, ou que circunstâncias especiais ou pouco usuais não venham a exigir procedimentos modificados ou adicionais.

      O usuário deve estar ciente de que mudanças tecnológicas ou em regulamentações podem exigir mudanças nas recomendações aqui contidas. Cuidados apropriados devem ser tomados para assegurar-se de que a informação está atualizada. Estas recomendações não devem ser confundidas com regulamentações federais, estaduais, ou municipais, e nem com os códigos de segurança nacional ou requisitos relacionados a seguros.

  58. deise

    Tenho uma piscina de 10000 litros e todos os dias faço limpeza com 100gr de cloro e filtro da própria piscina, só q estou percebendo que estão se formando uma pequena sujeira(tipo um pó) no fundo, e todas as vzs q passo o aspirador este pó se mistura na água novamente!!! o q devo fazer?

  59. Deise, pode ser excesso de cloro. São 5g de cloro granulado para cada 1.000 litros. No seu caso, você deve usar 50g de cloro. Após colocar o produto, você deve recircular a água por 15 minutos. A limpeza deve ser feita de duas a três vezes por semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s