Natação contribui para a longevidade

A prática de exercícios é essencial para todas as idades, mas com o tempo o corpo exige maiores cuidados devido à perda de massa muscular e massa óssea. Por ser uma atividade segura e de baixo impacto, a natação, quando acompanhada por profissionais experientes, não oferece risco à saúde dos idosos.  Ela promove estímulos ao corpo, ajudando na locomoção, musculatura e respiração. O nado auxilia idosos que já não podem mais realizar exercícios de grande impacto, mas que não abrem mão da prática de exercícios físicos.

A natação aumenta a resistência e faz com que o corpo demore mais para sentir cansaço.  Uma das grandes vantagens é que a natação não prejudica as articulações, que tendem a ficar mais frágeis com a idade. Esse é um dos principais motivos pelos quais as atividades realizadas na piscina são tão indicadas para idosos – o  corpo sente menos o impacto da gravidade dentro da água,  diminuindo o peso total sem sobrecarregar as articulações. A prática é fundamental para diminuir os riscos de lesões e fraturas, comuns na terceira idade.

Para que possam usufruir de todos os benefícios proporcionados pela natação, é fundamental que a prática seja acompanhada por um profissional, de modo a monitorar os movimentos e a evolução de cada um.

Fonte: Progama Bem Estar, portal Saúde Brasil e Pratiquefitnesse

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