Aliando saúde e diversão: o que a hidroterapia pode fazer por você

Além da sua função principal de proporcionar lazer, podemos também utilizar de nossos mergulhos na piscina como verdadeiras terapias para os mais diversos males, tanto do corpo quanto da mente. Confira:

A fisioterapia aquática, por exemplo, já foi comprovadamente capaz de relaxar a musculatura tensa e aliviar dores intensas decorrentes de doenças como artrite, artrose, reumatismo, fibromialgia, dentre muitas outras. Basta um diagnóstico correto para que os exercícios apropriados sejam designados para cada paciente. Vale experimentar a combinação da leveza da água contra inúmeras enfermidades do corpo humano.

Desde os primórdios da civilização, a hidroterapia é reconhecida como uma grande aliada para fins medicinais. Os romanos, por exemplo, descobriram os benefícios na imersão tanto na água fria quanto na quente – as famosas águas termais – , uma vez que cada temperatura mostrava-se capaz de tratar determinada doença.  O RPG (Reeducação Postural Global), por sua vez, apresenta sucesso ao ser feito em uma piscina por conta da sensação de fluidez e tranquilidade proporcionada pelo ambiente, permitindo a manipulação da postura do indivíduo com muito mais facilidade e menor rigidez muscular.

Isso sem citar os inúmeros benefícios psíquicos e neurológicos de um bom banho de piscina. Males como depressão, autismo, doenças degenerativas do sistema nervoso, Alzheimer, Parkinson, sequelas de AVC e diversas outras deficiências mentais podem ser tratados regularmente com a hidroterapia ocupacional. Até mesmo problemas respiratórios como sinusite, asma e bronquite podem apresentar uma considerável melhora após a prática de atividades como a natação ou a hidroginástica, por exemplo.

Fonte: Zero Hora.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em curiosidades, Exercícios, piscina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s