Estudo canadense detecta xixi nas piscinas públicas

Divulgação Facebook Lapa

Pesquisa realizada pela University of Alberta, no Canadá, comprovou que as pessoas mentem quando afirmam que não fazem xixi na piscina. Só para lembrar, dois dos maiores nadadores da história César Cielo e Michael Phelps já admitiram que fazem xixi na piscina. O estudo analisou duas piscinas de tamanhos diferentes e detectou urina em ambas, utilizando para isso uma técnica rápida e de alto rendimento. Foi usado um adoçante artificial estável (ACE) comumente consumido para medir a quantidade de xixi, já que sua excreção completa na urina torna-o um marcador de urina ideal.

Com base nas concentrações do edulcorante, os pesquisadores canadenses estimaram que cerca de 400 pessoas podem ter urinado na piscina menor e 1.000 na maior.

 A pesquisa deixa evidente a necessidade de educar melhor os banhistas para os problemas relacionados ao xixi na piscina.

A falta de higiene prejudica o tratamento e exige maior quantidade de produtos químicos para combater os microorganismos.

A mistura de urina com água clorificada forma dois compostos químicos – e tóxicos – diferentes: a tricloramina e o cloreto de cianogênio, que podem causar irritação nos olhos, no pulmão e até causar infecções. O composto químico pode ainda causar coceira nos olhos, coriza, perda de voz, além de criar mau cheiro no ambiente.

Cuidados simples, como tomar ducha, não urinar na piscina, não beber a água da piscina e cuidar para que as crianças façam pausas entre as brincadeiras (ou os treinos de natação) para ir ao banheiro ajudam a minimizar o risco de contaminação da água.

Fonte: Forbes, Science Daily e Piscina Limpa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s