Salto ornamental, a ginástica olímpica aérea

O salto ornamental é um esporte individual ou em dupla, em que o atleta salta de uma plataforma elevada em direção a uma piscina. Durante o trajeto, deve realizar uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. A técnica também é muito exigida na hora de mergulhar na piscina, para que se esparrame o menor volume de água possível. A precisão dos movimentos dá ao esporte uma certa semelhança com a ginástica olímpica.

Presente nas Olimpíadas desde os jogos de Saint Louis (EUA), em 1904, o salto ornamental tem os Estados Unidos como maiores medalhistas, com 49 medalhas de ouro. Para chegar lá, os atletas têm de ter muita elasticidade, coordenação e equilíbrio. Fisicamente, as partes mais exigidas do saltador são os joelhos e o tendão de Aquiles. Além disso, deve ser feito um trabalho especial para fortalecer os quadris. No treinamento, além do ensaio dos movimentos, é necessária muita concentração.

Quanto à constituição física, o saltador deve ter, como pré-requisito, o pescoço comprido, com um bom desenvolvimento muscular, e uma cabeça pequena, que possa ser coberta por seus braços no encontro com a água. O ideal é que não tenha uma grande estrutura física.

Nos Jogos Rio 2016, serão disputadas 24 medalhas. Há provas individuais e sincronizadas, nas quais as duplas de saltadores têm que fazer rigorosamente os mesmos movimentos até cair na água. Nas competições masculinas, cada atleta faz seis saltos. Nas femininas, são cinco. As provas serão disputadas de 7 a 20 de agosto, no Centro Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s