Campanha Cloro na Zika traz dicas para limpar piscina

A eficiência e eficácia do uso do cloro — componente básico da água sanitária —  no combate à larva do mosquito Aedes aegypti é o mote da  Campanha Cloro na Zika (#cloronazika), promovida pela ABICLOR (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados).

A ação do cloro no combate ao mosquito transmissor da zika, chikungunya,dengue e febre amarela é comprovada cientificamente por estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA – e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ), ambos da Universidade de São Paulo (USP).

De abrangência nacional, a Campanha pretende orientar a população a usar corretamente a água sanitária na higienização de piscinas, casas e quintais.

Um dos maiores focos das larvas do mosquito estão nas piscinas abandonadas. O mosquito costuma depositar os ovos na água parada, em cantos, frestas e locais de difícil acesso. Só uma limpeza cuidadosa, com cloro, pode evitar a proliferação do Aedes.

Dicas de como cuidar da piscina para que ela não se torne um perigo para sua saúde:

  • Filtre diariamente a água pelo tempo necessário (em geral duas horas) para que ela fique límpida.
  • O residual de cloro livre (a medida da quantidade de cloro desinfetante na piscina)  deve estar na faixa de 1 a 3 ppm (partes por milhão); analise-o diariamente e adicione cloro para que o residual esteja sempre nessa faixa.
  • O pH deve estar sempre entre 7,2 e 7,6; analise-o diariamente e se necessário corrija-o com os produtos apropriados.
  • A alcalinidade deve ser observada toda semana; corrija sempre que seu valor estiver abaixo de 80 ou acima de 120 ppm, usando os produtos indicados.
  • Na alta temporada, a supercloração deve ser feita a cada 15 dias pelo menos ou sempre que a água estiver com “cheiro de cloro”, apresentar  colorações estranhas, ausência de brilho e após chuvas intensas.
  • Clarifique semanalmente para auxiliar o processo  de filtração e clarificação da água, seguindo as instruções dos fabricantes.

http://cloronazika.com.br/

https://www.facebook.com/clorozika/ CloronaZika_logo_quadrado_FINAL

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s