Novo no Brasil, aquaphysical é uma forma divertida de se exercitar com dinamismo

Combinando movimentos de crossfit e posições de yoga, o aquaphysical é uma nova forma de se exercitar, com mais dinamismo e intensidade.  As aulas combinam exercícios e posturas realizadas sobre a água, em um colchonete inflável chamado aquabase, feito com o mesmo material de um bote.

Recente no Brasil, essa atividade física, que nasceu no Reino Unido, já conquista adeptos no mundo. Ela ajuda na melhora do condicionamento físico, na queima de calorias e definição da musculatura, além de contribuir para a recuperação de lesões.

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Pode ser praticado na piscina, no lago, na lagoa ou qualquer lugar com água parada, de forma individual ou em grupo, sempre com um instrutor. As aulas duram em média de 30 a 45 minutos podem queimar até 800 calorias.

O aquaphysical potencializa os efeitos dos exercícios, pois exige ainda mais força para manter o equilíbrio em cima do colchão. A tensão e esforço realizados fortalecem e definem praticamente todos os grupos musculares, aumenta a frequência cardíaca, melhora a circulação sanguínea, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência corporal, além de contribuir para o condicionamento físico de forma geral.

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Aprenda como praticar o aquaphysical:

Exercícios de crossfit

Entre os movimentos realizados nas aulas estão principalmente agachamentos e flexões, que podem ser praticados através de burpees, sequências que combinam ambos os exercícios. Os abdominais também são boas opções de exercícios sobre o colchão inflável.

Alongamentos e posturas de yoga

Para quem já realiza yoga, qualquer tipo de postura pode ser feito no aquaphysical, o que se torna uma maneira de se desafiar e aumentar a dificuldade da prática. Para os iniciantes, é indicado começar com posturas mais simples, para adquirir equilíbrio.

Sustentações

Outros exercícios praticados são as sustentações do corpo, como a posição chamada de prancha, em que se fica apoiado nos antebraços contraindo o abdômen. Existe ainda o avanço, com uma perna um pouco mais a frente flexionada, mantendo o equilíbrio com os braços abertos para as laterais do corpo.

 

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