Nadadora paraolímpica Joana Neves, do RN, é uma das promessas dos Jogos do Rio 2016

A nadadora paraolímpica potiguar, Joana da Silva Neves, atual campeã mundial dos 50 m livre, classe S5 (no paradesporto, os atletas são separados conforme suas habilidades), ganhadora de cinco medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015, é um dos nomes mais promissores para ir ao pódio nos Jogos do Rio. Com 1,23 m, Joana, 29 anos,  sofreu preconceitos por seu nanismo, quase passou fome e sentiu dores agudas por suas quedas na rua devido a seus ossos enfraquecidos, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Ela começou a nadar em 2003, aos 16 anos, por recomendação médica. “Quebrava demais ossos da perna, devido ao meu tipo de nanismo. Cheguei a fraturar o fêmur subindo uma escada. Até que fui aconselhada a me exercitar na piscina. Melhorei 100% e virei atleta”, conta.

Treinava à base de força de vontade e de rapadura derretida, que comia com água. O primeiro maiô de competição foi emprestado de uma prima. Ela viajava para disputas com R$ 10 no bolso.

nadadora

“Comecei a ter bons resultados e consegui um treinador que me dava uma cesta básica todos os meses. Meu pai, que era alcoólatra, começou a deixar o vício e passou a me ajudar mais também. Vencer a fome era muito difícil, mas minha família sempre me incentivava.”

Com a entrada na seleção brasileira paraolímpica de natação, em 2010, e com três bronzes ( 50 m livre, 50 m borboleta e 200 m livre] nos Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, Joana mudou radicalmente de vida. “Minhas chances são boas. Vou fazer o meu melhor e estou muito concentrada. O problema é conter a ansiedade, que é muito grande, quero que chegue logo”, diz.

Fonte: Folha de S.Paulo – 18/05

 

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

