Confira a quantidade de cloro para desinfetar as piscinas

Quando se trata de piscinas, o termo “cloro residual livre”, ou simplesmente “cloro livre”, é a medida da quantidade de cloro desinfetante na piscina. Ou seja, é a medida da eficácia de desinfecção. O teor ideal de cloro livre na água está na faixa de 1 a 3 ppm.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), em suas diretrizes para piscinas, estabelece que a desinfecção adequada pode ser conseguida mantendo-se um teor de cloro livre de 1 mg/L (equivalente a 1 ppm). Essa dosagem, é claro, deve ser uniforme em todo o volume de água.

Atenção: a limpidez da água não significa que esteja isenta de microorganismos. É a presença de cloro livre nos teores corretos que assegura isso.  O cloro elimina as bactérias, vírus, fungos e algas normalmente encontrados em piscinas.

A presença de cloro livre na quantidade adequada destrói quase que totalmente os compostos chamados cloraminas (resultado da reação do cloro com matérias orgânicas nitrogenadas, que vêm geralmente do suor e da urina dos banhistas e das fezes dos pássaros) .

A pequena fração que resta, constituída de tricloramina (cloro residual combinado), não é destruída nas condições normais de cloração e se acumula na piscina. Além de ter menor poder bactericida, a tricloramina em teores elevados causa um forte odor na piscina, conhecido como “cheiro de piscina” ou “cheiro de cloro” (Veja aqui)

As tricloraminas são irritantes para as vias respiratórias das pessoas suscetíveis, principalmente em ambientes fechados.

O teor de cloro disponível livre (“cloro bom”) sempre deve ser muito maior que o e cloro residual combinado (o que podemos chamar de “cloro inútil”), pois é a garantia que as pessoas têm que a água está efetivamente saudável e em condições de eliminar contaminações que ocorrem.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s