Medalhista paraolímpico anuncia trabalho fora das piscinas

 

 O maior medalhista paraolímpico brasileiro, o nadador Clodoaldo Silva, anunciou hoje (19) que, após as Olimpíadas de 2012, vai ´pendurar a sunga` e se dedicar a ajudar competidores mais jovens fora das piscinas. “Acho que as portas já foram abertas dentro da piscina por mim, e fora delas, embora estejamos muito bem com divulgação e visibilidade, ainda falta alguma coisa e não é o que eu sonho”, comentou o nadador em entrevista ao portal Terra.   

O primeiro contato de Clodoaldo com as piscinas aconteceu devido a uma requisição médica. Depois de algumas cirurgias para melhorar a locomoção, as águas serviriam para melhorar a mobilidade de Clodoaldo, mas lá ele também encontrou um ofício.

Logo na primeira competição, o Campeonato Brasileiro, em 1998, o atleta conquistou três medalhas de ouro. Daí em diante, as conquistas não pararam mais. Dos três Jogos Olímpicos que disputou, Clodoaldo coleciona treze medalhas: seis de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Além dessas, o atleta conquistou 13 medalhas pan-americanas e nove mundiais, entre outras diversas.

As premiações também vieram fora das piscinas. Clodoaldo ganhou o prêmio “Hors Concours” do Comitê Olímpico Brasileiro – junto a ele só foram premiados Ronaldinho e Ronaldo – e foi o primeiro e único a ser reconhecido como o melhor atleta paraolímpico do mundo pelo comitê internacional. Além disso, recebeu medalhas de honra ao mérito recebidas dos presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.

A cabeça do atleta já está em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio. Para Clodoaldo, esse será o momento para consolidar o esporte paraolímpico. Diante de tantos planos, barreiras e conquistas, Clodoaldo coloca a sua principal meta. “É fazer com que a sociedade brasileira possa ver as pessoas com deficiência com outros olhos, não com olhos de coitadinho ou de incapaz, mas sim com olhos de uma pessoa produtiva e que pode contribuir para a sociedade, seja no mercado de trabalho, seja nas águas, seja em qualquer profissão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s