Água sanitária ajuda a prevenir a dengue

O Ministério da Saúde divulgou hoje (18) novos números da dengue em 2011. Até o último dia 26 de fevereiro, foram notificados 155.613 casos em todo o país – número 37% menor do que no mesmo período do ano passado. No entanto, os cuidados preventivos devem ser mantidos e intensificados para evitar novos registros da doença. Do total de notificações, 2.365 são de casos graves e 241 de óbitos suspeitos.

A região Norte concentra 31,6% do total de casos suspeitos, com 49.101 notificações. Em seguida, estão as regiões Sudeste (27% e 42.092 casos), Nordeste (18,4% e 28.653 notificações), Centro-Oeste (12,3% e 19.066 casos) e Sul (10,7% e 16.701 casos). A maior parte dos casos (53%) foi notificada em apenas cinco estados: Amazonas, Acre, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em 2009, mostrou que o hipoclorito de sódio é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O médico toxicologista Flavio Zambrone, consultor da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor), explica que a água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é eficaz na prevenção da doença. “Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”, diz o especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s