Uma beleza de piscina pública

Milhares de moradores de Santiago do Chile passam as tardes quentes de verão em piscinas públicas. É isso mesmo, e são belíssimas. As duas piscinas do Parque Metropolitano se tornaram parada obrigatória para quem deseja fugir do calor.

A piscina Tupahue (sentinela, na língua quechua) foi desenhada pelo arquiteto Carlos Martner e tem 4 mil m2 de extensão. Fica no lado noroeste do monte San Cristóbal, numa área que antigamente era uma cratera. Um detalhe que chama atenção é um mural de pedras desenhado e construído pelos artistas María Martner (chilena) e Juan O’Gorman (mexicano). A piscina, que foi inaugurada em 1966, conta com uma vasta vegetação de entorno e uma cascata artificial.

Piscina Tapahue

No cume do monte Chacarillas, a 800 metros do nível do mar, fica a piscina Antilén (“Que sol!” na língua mapudungún). Ela também foi projeto de Carlos Martner e sua inauguração aconteceu em dezembro de 1976. O banhista que vai visitá-la tem uma vista panorâmica da cidade. Com linhas irregulares, a piscina tem 92 metros de comprimento e 25 de largura. 1500 podem se banhar nela simultaneamente.

Piscina Antilén

O Parque Metropolitano é considerado o maior e mais interessante parque de Santiago. Nele ficam o Monte San Cristóbal, com 300 m de altura, em cujo topo se destaca a imensa estátua da Virgem Maria. Um teleférico leva os visitantes até o alto do monte. O parque abriga ainda a Casa de la Cultura, com espetáculos musicais gratuitos, o Observatório Astronômico da Universidade Católica, o Zoológico municipal e a Enoteca, onde os visitantes podem degustar os saborosos vinhos chilenos, além das piscinas e do Jardim Botânico, que cultiva inúmeras espécies nativas do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em campanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s